quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Ao realizar a atividade de música dei-me conta de como pode ser prazerosa e divertida uma aula de música quando o professor sabe o que esta fazendo.Muitas vezes nesses anos de magistério, minhas aulas de música eram apenas cantar ou ensaiar alguma música para apresentações da escola,eram chatas e nem mesmo eu as apreciava, muitas vezes "esquecendo"ou dando outro conteúdo no lugar.Para desenvolver o projeto solicitado, escolhi a música aquarela de Toquinho, falei sobre sua vida, algumas de suas composições;depois trabalhei com eles usando palmas e estalos de dedos, noções de ritmo,compasso binário e quaternário,cantamos a música explorando diversos ritmos, os alunos participaram de tudo muito empolgados,acredito que seta tenha sido a melhor aula de música que já dei, ou a única correta.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Contação

Quando surgiu a proposta das atividades em grupo, ficamos apreensivas.nosso curso é a distância, moramos em diferentes cidades, a maioria encontra-se apenas nas aulas presenciais.Trocamos vários e-mails e fomos superando a dificuldade, realizando as tarefas e surprendendo a nós mesmas ao desmistificarmos a questão de que trabalho em grupo exige encontro presencial, pela "rede"também funciona.Porém não imaginavamos a possibilidade de em grupos maiores prepararmos uma contação de história. Como escolher a história, preparar cenário, distribuir papéis????? Surpresa! Fizemos tudo via e-mail, e deu certo.
Foi um espetáculo, todos os grupos,podia-se sentir o encantamento no ambiente, encantamento esse que precisamos resgatar junto a nossos alunos; histórias tão diferentes, contadas de maneiras diversas mas não com menos magia.Percebemos nesse momento as aprendizagens adquiridas ao longo do semestre em todas as inter disciplinas, principalmente teatro e música se interligando e transformando nossa capacidade de agir e interagir frente a diversas situações.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Quanta Porcaria!!!!




Ao ler o texto "Porque você ouve tanta Porcaria" Fiquei surpresa ao constatar a maneira como as rádios procedem para lançar uma música e torna-la um sucesso, infelizmente, sem nos darmos conta acabamos fazendo parte desse círculo vicioso. A partir dessa atividade julgo-me privilegiada, pois sabendo como funciona a indústria de sucessos, serei mais atenta e seletiva do que já sou em termos de música.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Bienal


Muita expectativa para a visita a Bienal.Num primeiro momento decepção e incompreensão.Após a intervenção do mediador passei a observar as obras com outro olhar.Ao observar as obras da Mostra "CONVERSAS" compreendi que a arte não é algo "stank",a arte esta no olhar de cada expectador e no significado que o mesmo dá aquilo que observa.
Ao invés de encontrar obras famosas ou retratos prontos, encontramos propostas inovadoras que nos mostram que mais que tudo arte é a vida.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Aprendizagens

A cada dia,a cada postagem, novas conquistas, muitas dúvidas e também um certo descontentamento. Venho realizando as atividades com mais tranquilidade e segurança entretanto sinto falta de um retorno por parte dos professores, poucos colocam comentários e, quando o fazem não são claros. Procuro não me desmotivar, mas sinto essa desmotivação nos professores .Exemplificando:após realizar as leituras solicitadas realizei as analises relativas a atividade de Artes segundo minha compreensão e explicações das colegas, alguns dias depois como comentário, sugeria que retomasse a atividade sobre outro enfoque. Como?????se não sei o que a prof. quer?

quinta-feira, 1 de novembro de 2007



A leitura da estória "O Principe sem Sonhos""assim como muitas das leituras realizadas neste semestre e no semestre anterior, fizeram com que eu percebesse que muitas vezes estou deixando a vida passar sem participar dela.Ao ler as mensagens postadas pelas colegas e ao colocar minha participação no Fórum dos Sonhos, senti que tenho deixado meus sonhos de lado, ou então não tenho me dedicado realmente à realização dos mesmos , tenho me preocupado mais com os sonhos dos outros ,parece que perdi a magia da capacidade de sonhar, divagar.....Passo a me dar por conta que devo procurar redirecionar minha vida, voltar a ter sonhos concretos e meus.....Sinto que já não basta estimular meus alunos e filhos a sonharem, também quero sonhar.....Acho que estas aulas tem mexido muito com nosso lado emotivo. Também ando preocupada, com receio de começar a sonhar e acabar ficando egoísta, é difícil mudar certos hábitos, não sei se vou conseguir, mas tenho me permitido pequenos momentos só meus; olhar um filme romântico, dublado, tarde da noite, ler um romance em uma só noite ,algumas horas sozinha no salão de beleza. Não são grandes sonhos, mas são momentos só para mim que já não me dava mais o direito de ter, talvez daqui a pouco tenha grandes sonhos a realizar....

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

É Brincadeira!!!!!

Assistindo a entrevista da professora Tânia, lendo e realizando as atividades propostas, tenho me dado conta de que esqueci a parte lúdica de ensinar, acabo deixando isso para a professora de Educação Física.
Hoje pela manhã tive que trabalhar com alunos de terceira série no horário de Educação Física, por serem considerados a pior turma da escola, geralmente nessas aulas eles apenas brincam de Caçador.Inspirada nas aulas e leituras me propus a realizar com eles algumas das atividades realizadas na aula de teatro e outras conhecidas por mim.(Com muito receio da reação dos mesmos ) Qual não foi minha surpresa quando aquelas crianças redescobriram o prazer de brincar, de participar de brincadeiras simples mas que naquele momento fizeram toda a diferença para eles e para mim mesma, pois a reação deles veio de encontro a todas as teorias vistas .,esqueci o rótulo da turma e brinquei com eles sem nenhum contratempo ou problema disciplinar. A coordenadora da escola registrou com fotos pois não acreditava no que via.
Me questiono:Será que são os alunos o problema"? Ou será que nós professoras esquecemos que são apenas crianças?
Talvez eles estejam apenas reagindo as aulas que recebem.
Como o professor pode conduzir a aula para que consiga conciliar a parte lúdica sem perder o domínio na hora do conteúdo?

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

A cada atividade sugerida,realizando as leituras sugeridas, tenho refletido sobre minhas verdades e minhas certezas que hoje já são dúvidas que me impulsionam a buscar sempre mais, analisar melhor, ser mais tolerante com os outros e comigo mesma. Analisando as imagens da família, novamente percebi que nem sempre a realidade é aquela que esta estampada , ao primeiro olhar temos uma impressão, ao aprofundar esse olhar percebemos que nem sempre as coisas são o que parecem.
Será que estamos olhando nossos alunos e suas realidades apenas com o olhar superficial ou estamos olhando e respeitando sua realidade, seus valores, suas crenças e suas diferenças?

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Incrivel como entramos em um processo de pânico quando nos deparamos com um desafio para o qual não estamos "preparadas", assim me senti ao ler a atividade de artes. Na minha infância éramos ensinadas o copiar ou apenas a colorir desenhos já prontos. Hoje não sei desenhar, tenho vergonha dos meus desenhos e entre em pânico ao ler a sugestão de atividade.

Email enviado para a professora ao ler a atividade.


Professora, ao ler a próxima atividade solicitada
fiquei assustada e preocupada,não consegui
compreender a proposta do trabalho; caso seja eu
desenhar"copiar"ou seja lá o nome que possamos
dar,sinto mas não vou além dos risquinhos e coisa
e tal. Não sei desenhar, não tenho noção de como
realizar a atividade.

Comentário feito pela professora após postagem.


Postado por ALINE DA SILVEIRA BECKER em 08/10/2007 21:00Stela: Nossa, que alegre! Parece uma festa! Gostei muito do teu trabalho. Você conseguiu um efeito muito interessante com o amarelo. A mistura de tipos de imagens também contribuiu favoravelmente

Sei que não me tornei nem me tornarei uma artista famosa, mas aprendi que posso realizar qualquer atividade dentro das minhas limitações, assim como devo avaliar cada aluno respeitando suas limitações.Sou capaz só preciso manter a calma.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Música.....


Viajar em sentimentos, navegar em pensamentos e recordações...

Música é parte de nossa vida...

Nos acompanha mesmo sem ser notada.

Muito boa a colocação da professora de que não existe pessoa incapaz para a música.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

HORA DO CONTO

Ao iniciar a aula da professora Gládis, minha expectativa era enorme, desde o segundo semestre, assumi a Hora do Conto de tres turmas pequenas,gosto muito de ler e sempre procurei instigar em meus alunos o gosto pela leitura; mas contar história para pequenos me assustava um pouco. Procurei histórias curtas e que julguei iriam prender sua atenção, porém constatei que o tempo que disponho para hora do conto é muito longa. As crianças gostam das histórias mas o problema é o depois. Quase morri quando a pedagoga cobrou caderno de planejamento com os objetivos .......Hora, para mim era claro que os objetivos eram o prazer de ouvir, viajar na imaginação e assim por diante mas principalmente desenvolver neles o gosto e o prazer pela leitura,fazer com que eles percebessem que ler é bom e tantas outras coisas.
Com aquela cobrança meu mundo ruiu,não respondi e não entreguei nada.Maravilhosa, a professora Gládis me fez perceber que estou no caminho certo, preciso me aprimorar como contadora mas meus objetivos são claros e corretos.Segunda pela manhã,a primeira coisa que fiz foi informar pedagoga quais eram meus objetivos e que não iria criar outros.