segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Postagem realizada no forum :
Olá colegas.Como muitas de voces, fui alfabetizada com as cartilhas e apesar de ter desenvolvido certa facilidade na escrita e na leitura, não tenho nenhuma recordação mais acentuada daquela época, além das paredes repletas de palavras e letras que deviamos decorar, muitas que eu inclusive desconhecia. No inicio da minha carreira como professora fui alfabetizadora durante oito anos, confesso que foi uma experiencia muito válida e não posso destacar um método que tenha utilizado, pois mesmo passando por diversos modismos que eram ditos como o mais eficiente, todos acabavam sedo substituidos depois de um tempo.Durante esse tempo sempre trabalhei de forma a mesclar o que considerava mais eficaz de cada proposta e de forma empirica talvez valorizava muito o som de cada letra relacionando-o com sua escrita dentro de diferentes contextos ou palavras, acredito que tenha dado certo pois sempre obtive bons indices de aprovação.Depois fiquei varios anos afastada da sala de aula e retornei atuando com 4º serie, apenas este ano fui designada a trabalhar com o 3º ano e me causou surpresa ao perceber como os alunos tem dificuldade em fazer a relação entre os sons e suas respectivas letras, fato talvez explicado no texto \'Consciencia Fonolugica-O que é, pra que serve e qual sua relação com a aprendizagem da Leitura\" Onde os autores destacam que a consciencia fonética, é a última que a criança adquire, é a capacidade de analisar os fonemas e de relacionar esses fonemas com as \"letras\" que os representam.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Stela!! Nessa postagem resgatas uma contribuição tua para o fórum da interdisciplina. A partir dessas discussões, que aprendizagens construiste? Abração!!